Asgav Notícias

Agronegócio: Exportações caem 17,3%
10/10/2018

voltar
Agronegócio: Exportações caem 17,3%

A volatilidade do câmbio e as dificuldades trazidas pela tabela do frete mínimo estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) motivaram queda de 17,3% no valor das exportações do agronegócio gaúcho em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A avaliação é do economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, que assina o Relatório de Comércio Exterior do Agronegócio do Rio Grande do Sul, divulgado ontem.

A receita das exportações do setor no mês passado somou 874 milhões de dólares, contra 1,025 bilhão de dólares em igual período em 2017. Os complexos soja e carnes (frango e suínos) foram os que mais puxaram o resultado para baixo.

De acordo com o levantamento, o complexo soja registrou queda de 13,7% no valor exportado, totalizando 470 milhões de dólares, contra 534,3 milhões de setembro de 2017. Frangos e suínos tiveram as vendas reduzidas pela metade, em 51,8% e 50,2%, respectivamente.

Na comparação entre os meses de agosto e setembro de 2018, também houve retração, de 16,2%. Já no acumulado do ano, houve crescimento de 4,5%, na comparação com o mesmo período de 2017.

Ao analisar os dados, Da Luz diz que a queda observada em setembro é significativa e atípica. Diante das oscilações do real frente ao dólar, houve vendedores e compradores que optaram por frear as operações, na tentativa de ganhar um pouco mais. "Além disso, a tabela do frete segue sendo um complicador", frisa o economista.

Fonte: Correio do Povo
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV