Asgav Notícias

Rio Grande do Sul cai para a 8º posição no ranking de competitividade
21/09/2020

voltar
Rio Grande do Sul cai para a 8º posição no ranking de competitividade

O Centro de Liderança Pública (CLP) publicou a atualização do seu Ranking de Competitividade dos Estados de 2020. O estudo analisa 73 indicadores e os divide em 10 pilares, para criar uma ferramenta objetiva e abrangente de comparação das 27 unidades da federação.

Em 2020, as três primeiras colocações continuaram com São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. Os Estados do Amapá e do Maranhão foram aqueles que ganharam mais posições nesse ano, passando das posições 24º e 26º, em 2019, para 21º e 23º, em 2020, respectivamente.

O Rio Grande do Sul, ultrapassado por Minas Gerais, caiu da 7º para a 8º posição na comparação com o levantamento de 2019. As piores colocações do Estado foram nos pilares de Solidez fiscal (27º), Infraestrutura (19º), Capital Humano (17º) e Potencial de mercado (17º). Em relação à pesquisa anterior, a maior queda foi no pilar Segurança pública, no qual ficou na 9º colocação, quatro abaixo do ano passado. Esse indicador foi influenciado pelo aumento no índice de roubos.

Ainda nos pilares, o único em que o Estado avançou no ranking foi no de Educação, em que avançou uma posição, atingindo a 10º colocação. Esse indicador foi influenciado pela melhora na taxa de atendimento infantil.

Desde o início da divulgação do estudo, em 2015, o RS tem oscilado entre a 9º, pior posição em 2016, e 5º posição em 2018. Os dois principais itens que impedem a melhora no ranking são a péssima situação fiscal e a infraestrutura deficiente. Esses itens estão intimamente ligados, uma vez que a crise nas finanças implica numa das menores taxas de investimentos entre os estados no período. Além disso, a carência de infraestrutura e a elevação da carga tributária ocorrida no período são fatores cruciais para a competitividade da indústria.

Fonte: FIERGS