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Consumo de ovos tem sido crescente
27/01/2020

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Consumo de ovos tem sido crescente

Depois de passar anos sendo questionado como alimento, o ovo vem reconquistando espaço na mesa dos brasileiros e ampliando seus números nas estatísticas de produção e consumo. Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) demonstram o crescimento da demanda, acompanhada pela oferta. Somente de 2018 para 2019 houve incremento de 10% na produção de ovos no país, de 44,8 bilhões para 49 bilhões de unidades. No mesmo período, no Rio Grande do Sul, o volume produzido evoluiu de 2,9 bilhões para 3,4 bilhões de unidades, aponta a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).

O consumo per capita confirmou esta evolução. De acordo com o Instituto Ovos Brasil (IOB), de 2017 para 2019 a média nacional pulou de 192 para 230 ovos por pessoa. No Rio Grande do Sul, recordista no consumo da proteína, a média chegou a 253 ovos por habitante.

“Há crescimento do consumo dentro do Brasil em função do aumento do preço das carnes. Aí o povo parte para outras alternativas de proteína. Mudam-se os hábitos em função do bolso”, destaca o presidente da Asgav, Nestor Freiberger.

Já o diretor executivo da Asgav e coordenador do Programa Ovos RS, José Eduardo dos Santos, pondera que a crise é só uma faceta do crescimento da demanda por ovos. Ele recorda que, nos últimos quatro anos, ações desenvolvidas pelas entidades do setor avícola levaram o ovo a um novo patamar de popularidade. “Claro que o consumidor é influenciado pelo baixo preço”, salienta, “mas hoje considera a boa qualidade do que come e sabe que está cientificamente comprovado que o ovo é um alimento completo”, diz.

A diretora administrativa do Instituto Ovos Brasil, Tabatha Silvia Rosini Lacerda, prefere não afirmar que a alta do consumo deriva da situação econômica brasileira. “Tivemos um aumento significativo nas ações de marketing, exposição dos benefícios do consumo de ovos e distribuição de trabalhos científicos retirando mitos”, relembra Tabatha, salientando que também houve aumento no consumo de produtos que levam ovos em sua composição.

Embora não contabilize os ovos comercializados nas lojas do Estado, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) estima que a procura pelo item tem apresentado, desde 2017, crescimento de 10% ao ano.

Fonte: Correio do Povo
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV